quarta-feira, 28 de março de 2012

Inundação em campus da UFC prejudica mais de 100 estudantes


Muitos peixes não resistiram à inundação


Mais de 100 estudantes das unidades do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram prejudicados diretamente devido à forte chuva que atingiu Fortaleza na terça-feira (27), segundo o professor do curso de genética aplicada de Engenharia de Pesca, Renato César.

Entre os prejuízos contabilizados até a manhã desta quarta-feira (28), estão o inundamento dos tanques pela água do Açude Santo Anastácio, a perda dos animais usados para pesquisa, e a mistura de vários lotes de peixes de localidades diferentes do Ceará e de outros estados do Brasil. De acordo com o professor, alguns equipamentos queimaram e todas atividades e aulas foram canceladas.

"Muitas pesquisas acadêmicas foram comprometidas, devido a essa inundação que passou por aqui. A água passou literalmente por cima de tudo", lamenta.

O Açude Santo Anastácio, no campus do Pici, transbordou na terça-feira e provocou o alagamento da Estação de Piscicultura e do Centro de Biotecnologia em Aquicultura, no Centro de Ciências Agrárias.

Segundo Renato César, o deslocamento para a estação está difícil, pois a ponte que dá acesso ao local foi destruída com a inundação e só é possível passar a pé com água na altura do joelho. A água, matéria prima para os estudos, está esgotando e não há como repor, pois os carros não conseguem acessar o local.

Reunião

O total de prejuízos financeiros ainda não foi contabilizado. Na quinta-feira (29), às 10h vai acontecer uma reunião entre alunos, professores e a Diretoria do Centro de Ciências Agrárias para avaliar as perdas e buscar soluções.

Para o prefeito do Campus do Pici, José de Abreu Machado, a grande quantidade de lixo jogado no açude foi o que agravou a situação. “O maior problema foi uma máquina de lavar que bloqueou o sangradouro”, diz. 

Fonte: D/N


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...