Histórico


Entre os anos de 2003 e 2004, os estudantes Cristiane e Giliard conheceram o PRECE – Programa de Educação em Células Cooperativas - na sede do município de Pentecoste, onde estudaram por dois anos. Porém, tiveram que voltar à sua comunidade de origem, Sebastião de Abreu, por motivos pessoais. Motivados por alguns universitários a continuar os estudos, eles iniciaram a implementação do PRECE, pela primeira vez, na comunidade de Serrota. Após abertas as inscrições, mais de 20 pessoas se inscreveram. O local escolhido para começar os estudos foi no mercado, que estava desativado. A partir de então, alguns dos universitários da Sede do município passaram a monitorar disciplinas para o grupo formado. Contudo, no ano seguinte, pelo alto índice de evasão, bem como poucas inscrições, não foi possível permanecer com o projeto, de forma que foram finalizados os estudos no ano de 2006.

Em 2009, o estudante Erik, residente do distrito supracitado, passou a se deslocar, diariamente, para a EPC Ombreira para participar dos estudos desenvolvidos. O professor Jorge Araujo, vendo o esforço desse estudante e o desenvolvimento e expansão da Serrota, teve interesse de reiniciar um grupo de estudos na localidade. Logo após, procurou os estudantes Cristiane e Giliard para ficar à frente dessa ideia, a formação de um grupo, que, a princípio, recebeu o nome GES (Grupo de Estudos da Serrota). No ano de 2010, iniciaram-se as inscrições e observou-se que mais de 20 estudantes estavam interessados em participar da iniciativa. Começaram a estudar na casa paroquial, cedida pelo padre Davi. Aos finais de semana, a Prof.ª Ana Maria Andrade facilitava a disciplina de literatura e, durante a semana, o professor Célio Alves a de química. Por carência de voluntários aptos às outras matérias, alguns estudantes se locomoviam para EPC Ombreira, nos fins de semana, para estudar com os universitários que estavam disponíveis para auxiliar na compreensão de assuntos relacionados á prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Alguns meses depois, o grupo começa a se reunir na Casa de Apoio Isaac Cabral. No fim do mesmo ano, já obtiveram resultados: Dois dos estudantes conseguiram ingressar na Universidade: Ana Patrícia em Biblioteconomia (UFC Cariri – Universidade Federal do Ceará) e Hedlund Erik em Administração (UNIP – Universidade Paulista). Já em 2011, Dna. Lunga, mãe de uma estudante do Projeto cede uma casa para tornar-se o local de encontro do grupo. Renomeado EPC Serrota (Escola Popular Cooperativa de Serrota), um novo processo seletivo foi aberto, fazendo com que novos jovens pudessem ingressar no projeto. Durante esse ano, os Universitários: Cleidiane, Helano, Erik, Kacy, Jocélio, Hélio e Edilson desenvolveram atividades de facilitação de matérias para a turma de jovens matriculados.

No final do ano de 2011, o projeto Estudante Cooperativo, idealizado pela coordenação da Escola Profissionalizante de Pentecoste, teve início na Serrota. O intuito era que alguns dos estudantes da EPC Serrota, às quintas e sextas, monitorassem o estudo dos alunos que se preparavam para ingressar na Escola Técnica.

No inicio do ano de 2012, dois estudantes da EPC conseguiram ingressar na universidade: Raul Guimarães no curso de Administração (UNIP – Universidade Paulista) e Hedlund Erik, em Engenharia de Energias (UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).

Por iniciativa dos participantes da Escola acima citada, mais um projeto foi criado. Intitulado TMD Artes (Teatro, Musica, Dança e Xadrez), a proposta é que os estudantes deem aulas de cunho cultural e artístico, de forma que eles estejam dispostos a utilizarem a metodologia de aprendizagem cooperativa para esse fim, uma vez que, segundo a ideologia do PRECE, o conhecimento se constrói na partilha dos saberes.


E essa história continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...